Somos mesmo racionais?

Porque a nossa liberdade vale mais que a liberdade dos animais? Porque ao invés de conviver em harmonia com as outras formas de vida decidimos que somos superiores a ponto de escravizar outras espécies? São tantos porquês que nem sei por onde começar. A realidade é que nós como população não enxergamos a crueldade cometida aos animais da maneira como deveríamos. Digo isso por ter por muito tempo não me atentado as varias formas de sofrimento que o ser humano pratica com as mais diversas especies existentes. Abatedouros, laboratórios de testes, zoológicos, circos. Essas são algumas das maneiras que nós encontramos para tirar vantagem dos seres ditos por nós como não racionais.

ego-eco

Há muito tempo tento entender o porquê de manter animais selvagens engaiolados para servir de atração barata ao publico. Ou por qual motivo animais são maltratados, muitas vezes de maneira bastante agressiva, para se comportarem como pets em atrações circenses. Além disso, mantido de modo mais oculto, porque utilizamos animais para testes de produtos que serão utilizados por nós em tempos como este, onde já há diversas tecnologias ( e voluntários) capazes de simular tecidos humanos, diminuindo o risco de alergias e efeitos colaterais mais graves no produto final. E também, porque banalizamos tanto (a ponto de achar normal) a criação em grande escala de animais para abate e a caça por esporte?

A natureza dos animais não se comporta dessa maneira. Eles não matam por esporte, não escravizam outros animais, não matam seus semelhantes. Então porque nós, que nos dizemos tão humanizados, tão superiores e nobres, agimos de maneira tão desleal? É difícil entender.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s